11. jul, 2022

Dicas para aprender um idioma estrangeiro

Dicas para aprender um idioma estrangeiro

1. Assistir filmes e/ou séries na língua estrangeira

Escolha um filme/série que já conhece bem. Coloque o áudio numa língua que domine bem, e as legendas no idioma que está a estudar. Quando já estiver mais à vontade na língua e a dominar melhor, coloque o áudio e as legendas na língua que está a aprender. Quando dominar bem a língua, retire as legendas e assista o filme/série no idioma estrangeiro.

2. Tirar apontamentos à mão (com papel e caneta) para desenvolver o seu entendimento cognitivo

No processo de aprendizagem deve optar por tirar apontamentos em papel ao invés de no computador. Apontamentos em papel permitem uma melhor memória dos conteúdos anotados. Escrever “à mão” mobiliza diferentes partes do cérebro, combinando as diferentes capacidades motoras e permitindo ao cérebro receber mais informação.

3. Ouvir músicas e podcasts na língua que está a estudar

Procure artistas e músicos nativos da língua que está a aprender, ouça músicas na língua estrangeira. Consulte a letra das músicas e procure a sua tradução. Procure podcasts, esteja em contacto com a língua que está a estudar enquanto aprende mais sobre um determinado assunto.

4. Ler notícias no idioma estrangeiro

Informe-se sobre a atualidade internacional lendo as notícias no idioma estrangeiro que está a aprender por forma a enriquecer o seu vocabulário.

5. Manter regularidade nos estudos

Mantenha-se motivado ao logo de toda a aprendizagem. Siga um plano de estudo frequente e regular. Tenha contacto diário com a língua, trabalhando-a diariamente em sessões de curta duração. Para não desanimar, estabeleça objetivos de aprendizagem e esforce-se para os alcançar.

6. Não ter medo de errar nem de falar (mesmo que ainda não domine completamente o novo idioma)

Dê prioridade à produção e expressão oral. Não tenha medo de se expressar no idioma que está a aprender, mesmo que ainda não o domine por completo. Tentar expressar-se numa língua estrangeira, mesmo que ainda esteja num nível inicial de aprendizagem, permite-lhe adquirir mais vocabulário e tornar-se apto para ter uma conversação básica com um nativo.

7. Ser paciente e não saltar etapas de aprendizagem

Aprender uma nova língua é um processo composto por diversas e diferentes etapas de aprendizagem que permitem passar de um nível de iniciante a um nível bilingue. Dominar completamente uma língua estrangeira leva tempo. Seja paciente, não salte etapas de aprendizagem, pois todas elas são essenciais para a consolidação do conhecimento.