30. ago, 2022

10 Hábitos para ter sucesso nos estudos

1) Não faltar às aulas, estar presente, tirar apontamentos, tentar esclarecer as dúvidas!

A primeira dica é ir às aulas, prestar atenção ao que o professor ensina, tirar apontamentos e procurar esclarecer as dúvidas que vão surgindo durante a aula e em estudo autónomo.

2) Ser pontual

Ser pontual não implica apenas chegar a tempo às aulas, significa também organização e gestão de tempo. Ser pontual permite-nos estar prontos e focados quando a aula começa.

3) Ter uma rotina

Ter uma rotina é essencial para manter o ritmo, o que amplia a concentração e a produtividade.

4) Ser organizado

Ter os apontamentos organizados e arrumados de forma organizada permite-nos perder menos tempo quando a chegar a hora de nos sentarmos na secretária para estudar. Para além disso, escrever em folhas soltas e deixá-las perdidas no meio dos outros materiais causa stress, pois não sabemos onde guardámos os nossos apontamentos, o que acaba por contribuir para a diminuição da nossa produtividade.

5) Organizar o tempo de estudo, definir um plano de estudo

É importante calendarizar o estudo para as diferentes disciplinas, de modo a que na hora de estudar estejamos efetivamente a trabalhar uma matéria, ao invés de tentarmos estudar tudo em simultâneo. Focarmo-nos em uma disciplina de cada vez permite-nos um maior foco e dedicação para cada matéria.

6) Manter o foco

Estudar regularmente, de forma concentrada, sem desistir. Procurar não acumular dúvidas, de modo a não haver tendência a desistir por falta de compreensão da matéria.

7) Estudar em ambiente propício ao estudo, sem distrações

Estudar num ambiente limpo e arrumado contribui para evitar desconcentrações e ajuda-nos a manter o foco.

8) Dormir bem, descansar

Descansar e dormir horas suficientes é essencial para o sucesso escolar pois permite-nos descansar a cabeça e recuperar para um novo dia de estudos.

9) Fazer uma boa alimentação e praticar atividade física

Uma alimentação leve e a prática de atividades física faz parte de um estilo de vida saudável, cujo benefício é manter o nosso cérebro focado.

10) Definir objetivos reais, promissores e concretizáveis

Definir objetivos a alcançar é importante para termos uma meta para a qual trabalhar. No entanto, estes objetivos devem ser, sobretudo, concretizáveis, para que nos mantenhamos motivados e focados.